Para poder ingresar debes estar registrado. Tenga en cuenta que para utilizar la mayoría de las funciones de este sitio, usted tendrá que registrar sus datos. La administración puede conceder permisos adicionales a los usuarios registrados. Por favor, asegúrese de leer las reglas del foro.
Para autenticarse debe estar registrado. Registrarse tomará solo unos pocos segundos y le permitirá un amplio acceso al sistema. La Administración del Sitio puede además otorgar permisos adicionales a los usuarios registrados. Antes de identificarse asegúrese de estar familiarizado con nuestros términos de uso y políticas relacionadas. Por favor lea las reglas de los foros mientras navega por el Sitio.
Sou frontalmente anti-iberista. Gostaria de vos explicar porquê. 1) Portugal é uma nação por direito próprio e não me cabe na cabeça vê-la integrada como subnação numa nação maior. 2) Igualmente importante, a lusofonia é uma comunidade linguística por direito próprio e ser-me-ia impensável vê-la considerada como um ramal da hispanidade/hispanofonia.
A resistência a uma eventual ocupação ou absorção político-cultural por parte de Espanha está bastante embutida no imaginário romântico nacional português. É uma resistência natural: nenhuma nação quer ser ocupada ou absorvida por outra. Mas o que alguns iberistas propõem é a federação harmoniosa das nações ibéricas sem perda de identidade de nenhuma. Isso é, na minha modesta opinião, impossível.
O problema começa no que é a Espanha. Discutivelmente poderíamos dizer que a "Espanha" foi um projeto de união política ibérica (uma nação de nações) que evoluiu numa absorção de identidades periféricas pela identidade castelhana central. Eu, muitos portugueses e alguns espanhóis vemos Espanha apenas como nome alternativo de uma Castela Maior. É uma questão de nomes mas quaisquer que sejam os moldes de uma Federação Ibérica, vê-la-ia como uma Espanha Maior.
Muita da motivação iberista dos espanhóis diria advir de uma auto-identificação com uma Espanha enquanto nação de matriz castelhana e nação-mãe das subnações ibéricas. Olhando para o mapa há uma sensação de incompletude geográfica gritante análogo à falta de Gibraltar. A lógica geográfica faz com que seja muito mais percetível a falta de Portugal e Gibraltar do que do Rossilhão, por exemplo. Por outro lado, nacionais de identidades periféricas de Espanha veem o iberismo como desejado para aliviar o castelhano-centrismo.
Para os iberistas portugueses este é um contexto muito difícil. Identifico dois tipos de iberistas portugueses: aqueles que veem uma Federação Ibérica como um projeto de conveniência político-económica (a maioria) e aqueles que veem uma Federação Ibérica como um projeto político-económico compatível com um projeto de nova auto-identificação nacional e/ou complementar com a identidade nacional existente. Os primeiros são aqueles pessimistas que não têm interesse em considerações identitárias e resmungam coisas como "Mais valia entregar isto tudo aos espanhóis!" Para estes a castelhanização não lhes mete medo mas uma Federação Ibérica (ou anexação de Portugal pela Espanha) faz tanto sentido (ou menos) do que transformar Portugal no 51º estado dos Estados Unidos da América. Os segundos são mais complexos. Se até haverá quem não se importe de conceder em dividir Portugal e aceitar até o bilinguismo institucional, vemos aqueles que, como Teófilo Braga, tentam combater a provável castelhanização pondo a capital em Lisboa e dividindo Espanha em pequenos estados deixando Portugal intacto e com posição de poder privilegeada.
Mas qualquer das soluções é impossível para mim. Mesmo havendo um Portugal super-protegido dentro de uma Federação Ibérica, Portugal continuaria a deixar de ser um estado-nação e estaria a relegar a sua nacionalidade para o estatuto de subnacionalidade ou "nacionalidade histórica". Mesmo havendo um monolinguismo institucional do Minho até à Madeira, Portugal continuaria a estar integrado num país de maioria castelhana o que ajudaria a considerar a lusofonia como ramal da hispanidade. Independentemente das medidas políticas, Portugal seria considerado tão hispânico como a Navarra ou a Catalunha.
Uma União Ibérica - qualquer União Ibérica - é o suicídio da identidade portuguesa e um golpe na lusofonia.
Respeto tu opinión, creo que das argumentos de peso para estar en contra de una posible integración.
No coincido en cuanto que una unión suponga una sumisión, porque hay muchos tipos y grados de unión. De hecho ya estamos unidos de algún modo en virtud de ser miembros de la Unión Europea. El ideal iberista puede pasar también por un estrechamiento de esta unión que conserve la independencia y soberanía de las partes. Yo ya he puesto anteriormente ejemplos como el del Benelux o el Consejo Nórdico. Una unión dentro de una unión que profundice o se adelante a la lenta y tediosa integración europea.
_________________ Seid umschlungen, Millionen!
31 Oct 2010 13:46
Juan Manuel
Moderador
Registrado: 25 Feb 2008 15:40 Mensajes: 1095 Ubicación: España - IBERIA
Re: Eu, anti-iberista
Imposible el iberismo si prevalece el "de dónde vienes" sobre el "a dónde vas".
Coherente tu visión en consecuencia, miguelj; y en mis antípodas.
Bienvenido a este humilde foro iberista.
JM
01 Nov 2010 10:12
casimiro
Saludos Eu. Tienes todos mis respetos y si eres coherente debes mantener esas ideas y defenderlas. Pero, si me permites, la Península Ibérica existe antes que los hombres y los idiomas. De hecho, de todos los seres que la pueblan, sólo los hombres tienen fronteras, los pájaros, los roedores..., los animales pueden corretearla sin limitaciones y las plantas polinizarse con la ayuda del mismo viento que estos días nos traen a todos los peninsulares las mismas borrascas atlánticas. A mi modesto entender, las fronteras, incluso las de Iberia, reducen a los hombres y justifican que afloren egoísmos, que son propios de humanos, pero que se desbordan, sobre todo en los que más tienen porque creen que la universalidad les privará de lo que han ido acumulando en generaciones de trabajo y ahorro, o de forma fraudulenta. Por eso somos europeos y queremos seguir siéndolo, a pesar de seguir manteniendo las nacionalidades. De lo que se trata es de ir estrechando la unidad desde abajo, visto que por arriba Europa no se cohexiona, el ejemplo lo tienes recientemente con la postura de Francia y Alemania que son quienes nos lideran. Se trata de progresar, de ser cada vez más solidarios, de crear unidades de supervivencia colectiva capaces de hacer frente a catástrofes de todo tipo, inluidas las económicas, de tener un papel más decisivo en las instituciones europeas y en el mundo, con el respeto a las diferencias, a la lengua, a las costumbres. Si damos por buena una división territorial que hicieron gentes que sólo pretendían detentar el poder e imponerlo esclavizando a los más, que vivían en condiciones míseras, es que no hemos progresado nada. Suerte y gracias. Casimiro.
01 Nov 2010 10:39
Corocotta
Iberista
Registrado: 12 Ene 2010 10:26 Mensajes: 173 Ubicación: Madrid, Iberia
Siempre es positivo que ibéricos del otro lado de la línea escriban en este foro, aunque en este caso no con la opinión que a muchos nos gustaría. No obstante,Miguelj,tu comentario (aparte de respetuoso y claro) es positivo en el sentido de conocer una parte del sentir portugués, porque estoy convencido que en Portugal también hay iberistas. El problema principal del Iberismo del s. XXI es que está naciendo, y como de un niño se tratase, no se sabe si va a ser alto o bajo, gordo o delgado...etc, por lo que tus temores sobre lo que significaría una unión entre los pueblos ibéricos es solo un modelo predefinido y quizá transmitido tradicionalmente, sólo una posibilidad bastante remota, ya que viendo la línea general (que no universal) de este foro, parece que el Iberismo Moderno tiende a ser conciliador, integrador y solidario entre las diversas pero a la par comunes culturas que poblan esta privilegiada tierra, más que a convertirse en un adalid "pancastellano" con el próposito de dominar la península e islas afines o de ser una excusa para que los nacionalismos periféricos aprovechen la oportunidad de partir el pastel a su antojo. No, esto ya no tiene que ver con esto, somos hijos de nuestra época y las tendencias nacionalistas y anexionistas no tienen cabida en muchos iberistas actuales. La Iberia que aspiramos será un estandarte de solidaridad entre los pueblos. Saludos ibéricos.
_________________ Ibéric@s de la Península... ¡Uníos!
"No existe en el mundo nada más poderoso que una idea a la que le ha llegado su tiempo" (Victor Hugo)
"La historia no es generalmente lo que ha sucedido. La historia es lo que algunas personas consideran significativo" Anónimo
02 Nov 2010 20:49
Dza hib
Sou Português,vivo há 21 anos em Espanha e penso que o projecto de Ibéria nao tem porque ser um golpe duro a Portugal,nem á Lusofonia.pois eu nao só a minha identidade como consegui ganhar o respeito dos cidadaos das regioes autónomas por onde passei,e na empresa que me acolheu. Tal como alguem diz,o sermos membros da C.E. nao implicou a perda da nossa identidade....assim que...prefiro olhar para o meu umbigo,pois ainda posso...
02 Nov 2010 23:41
miguelj
É agradável concordar em discordar. Obrigado a todos pelas vossas tolerantes e simpáticas palavras.
03 Nov 2010 19:06
Francisco José
Iberista
Registrado: 21 Sep 2007 12:52 Mensajes: 359 Ubicación: Granada, Región del Sureste, España/Espanha, Iberia
Miguelj: Uma preguntinha: Quando tu olhas um mapa da nossa Península, não notas artificial a fronteira que divide o nosso território? Nós então não temos de pensar na história dos dois países, nem nas linguas, nem na cultura... Na Espanha temos mais de sete linguas diferentes e todas são respeitadas. Uma fronteira natural são os Pirinéus, por ex., que é uma cordilheira; mas a fronteira hispano-portuguesa... Então, eu vou voltar fazer a pregunta: Quando tú olhas um mapa da Península Ibérica, não notas artificial a raia que divide o nosso território?
08 Nov 2010 01:33
WOLVERINE
Miguelj, voce nao entende nada
Miguelj,
eu creio que vocé nao compreende que é o Iberismo
Iberismo nao é uma absorçao, é uma FUÇAO entre Espanha e Portugal, com capital em Lisboa
em Catalunya a gente fala catalao e castelhano sem mais problema, em Euskadi também
o respeito, a tolerança, a garantia do desenvolvimento economico de cada naçao ibérica é basico para a segurança da suas gentes no sua propia bonança
mais voce acerta quando desconfia dos castelhanos: só dao CHAPUZAS
mau da cabeça, ainda creem no destino universal catolico da Espanha no Mundo
o Real Madrí e seu trajetoria no Champions-league só certifica o que eu estou acá escrivendo
uma Uniao Iberica seria o melhor e mais ilusionante do mundo, mais so se é bem feita
voce finalmente acerta: melhor todos na sua casa
saludos mutantes de WOLVERINE
_________________ IBERISTA CONFESSO, GUASÓN Y KUBATERO
08 Nov 2010 04:43
miguelj
Desculpa, Francisco, só hoje é que reparei na tua pergunta.
Respondendo... Bem, como disse na minha primeira intervenção, há uma descontinuidade geográfica óbvia que faz com que um espanhol sinta a sua nação mutilada com a falta de Portugal e Gibraltar. Claro que ter 85% da Península não é desculpa para cobiçar os outros 15 nem para abdicar de Ceuta, Melilha ou Canárias. E, sim, exceto num ou noutro rio, a maioria da fronteira luso-espanhola não é natural. E a franco-alemã? E a ítalo-eslovena? E a greco-turca? Estão mal desenhadas? Pertencer à mesma região não significa pertencer à mesma nação. Desde quando é que as nações se alicerçam apenas em fronteiras naturais?
Claro que eu tenho de respeitar a opinião discordante do Miguel com a maioria do pessoal aqui do fórum. Qualquer das formas eu tenho a minha própria opinião também, e não renego e jamais renegarei a minha hispanidade, acho que é um grave erro histórico que tem sido constantemente difundido ao longo dos anos na tão chamada comunidade "lusófuna", apartar-nos do que verdadeiramente somos....como se ser hispânico fosse algo de terrível e nefasto quando deveriamos ter orgulho de admitir que o somos, sem preconceitos. Já o termo "luso" ou "lusitano", esse ....bom, esse já é dúbio..desde quando se pode chamar a um nativo de braga lusitano????????? quando é que os lusitanos habitaram terras galaicas? A um nativo de Cáceres talvez se possa chamar de luso, agora a um bracarense ou a um flaviense, tenho sérias dúvidas......deixo aqui a questão....... Quanto a Espanhóis caro Miguel, quer tu queiras quer não, quer os Portugueses aceitem ou não, isso somos, é inegável.
Usuarios navegando por este Foro: No hay usuarios registrados visitando el Foro y 0 invitados
No puede abrir nuevos temas en este Foro No puede responder a temas en este Foro No puede editar sus mensajes en este Foro No puede borrar sus mensajes en este Foro No puede enviar adjuntos en este Foro