Responder al tema  [ 20 mensajes ]  Ir a página Anterior  1, 2
foro galego 
Autor Mensaje
Iberista

Nota Re: foro galego
nachete93 escribió:
Hôme ê lóxico que persoas da parte do norte de Portugal entendanse bên cós galegos, ao fin estamos moi prêto.

não me estava a referir ao entendimento mútuo mas sim à parecença fonética. no norte, "não" é pronunciado "noum" ou "nom", os v's tornam-se b's, etc. embora se percam essas pronúncias nas pessoas mais cultas por muita gente (especialmente cá do sul) automaticamente associar esses sotaques aos "saloios" ou até mesmo "labregos".

Citar:
Eu não estou por dentro dos vários sotaques do castelhano, mas o sotaque argentino e o cubano parecem-me ser bem diferentes do sotaque dos castelhanos, mas provavelmente não com a mesma diferença existente entre o português de Portugal e o do Brasil.

a grande diferença que eu noto nos sotaques castelhanos é nas consoantes, ao invés do português, em que na minha opinião os sotaques sobressaem mais nas consoantes. nas américas os v's, os z's e os c's pronunciam-se como no português, por exemplo. penso que no argentino os "ll" e os "y" se pronunciam como o "ch/j" portugueses. com a exceção talvez dos "ch/j" antes dos i's, o brasileiro nota-se mais nas vogais e na estrutura frásica.

vou dar um exemplo:

estou indo para Portugal (brasil, lê-se /es'tow 'ĩdu 'para poʁtu'gaw/ em IPA)
estou a ir para Portugal (portugal, lê-se /(ɨ)ʃ'tow ə iɾ 'pəɾə puɾtu'gaɫ/ em IPA)

é de notar que o gerúndio ("indo", "andando", "fazendo"...) também é caraterístico da região do alentejo, mas pouco comum no resto de portugal.

alguns outros exemplos isolados:

fazer: /fə'zeɾ/ (Europeu), /fa'ze/ (Brasil)
direito: /di'ɾəjtu/ (Lisboa), /di'ɾejtu/ (Português padrão), /dʒi'ɾeitu/ (Brasil)
partido: /pəɾ'tidu/ (Europeu), /paʁ'tʃidu/ (Brasil)
vermelho: /vɨɾ'məʎu/ (Lisboa), /vɨɾ'meʎu/ (Português padrão), /vɛʁ'meʎu/ (Brasil)

até adicionei dois bónus :p (Lisboa)

se me enganei em algo, avisem. não se esqueçam que nem todos em portugal pronunciam as palavras assim, o mesmo se aplica ao brasil. os /ʁ/ talvez não sejam tão comuns no brasileiro quanto eu fiz parecer.

para quem não sabe ler IPA:

ɨ = "e" em "de"
ə = "a" de "amor" (português!)
ɛ = "é"
e = "ê"
ʎ = lh/ll
ɾ = "r" de "estar" ou "usuário"
ʒ = "j" português
a = "á"
j = equivalente ao y, é um "i" que faz ditongo
ʁ = "rr" português
ʃ = "ch" português (ou "x" galego?)
ɫ = é um "L" um pouco suavizado, vá
ĩ = i nasalizado (como em "domingo")
s = como em "sapato"
w = como o y, é um "u" que faz ditongo

e para finalizar, a sílaba exatamente a seguir ao ' é tónica.

peço desculpa por este post enorme e off-topic, mas só me lembrei de qual era o tema original quase no fim :p

13 Ago 2010 22:37

ê bên cêrto que non uso as normas da RAG ao cênto por cênto, porque non me parecen reáis.
O gallego normativo ê moi estraño, a ortografía non ê suficiente, o nôso idioma precisa dunha ortografía acorde âs súas qüalidades.
No gallego normativo só têmos un acento (´) como en castellán, úsase a diérese nos mesmos casos que no castellán
pero o gallego tên vogáis abêrtas, e o normal ê que se marquen.
Moitas palabras do gallego cóllense polo portugués como unha cousa tan sinxella como a preposiçión para que en TODA galliza dise pra, e contraese como outras prep. pro, prá, pros, prás; pr'un, pr'unha, pr'uns, pr'unhas.

E teño bên claro que o gallego sege a ser a lingua máis falada de galliza sen dúbidas. E os neofalantes están a crecer moito.
A situaçión do gallego: boa.

por cêrto a miña forma de escribir en gallego ê unha mezcla da gramática actual, a do 31 e as miñas propias modificaçións, como o uso do ce cedilhada (co mêsmo son que o c/z gallego) ou o lh por ll (xa que manteño o dobre ele en algunhas palabras)
ou o uso do ñ (nh xa ten uso na nôsa lingua :D)

14 Ago 2010 11:56
Iberista

o problema, nachete, é que se cada um escrever há sua maneira nunca vai haver unificação da língua, e isso não vai apelar muito a novos falantes ou quem já fala não vai ter muita vontade de dialogar por escrito quando tem que se esforçar por perceber as "normas" de cada outro falante.

15 Ago 2010 17:13

seino seino, e non digo o contrario, eu escribo así; pero a fala ê a mesma ca de tódolos gallegos, e o normal na vida cotiá ê escribirmos bên XD, só fago-o así cos meus amigos e acó no fôro, por que cosidérovos bôs intelectuáis :lol: :lol:

15 Ago 2010 20:59

Beto. Magnifico resumen.
He leido en un comentario anterior sobre la diferencia entre valenciano y el català. Soy catalanoparlante, y la diferencia es minima y se trata DE LA MISMA LENGUA.
Es como si en Brasil dicen que hablan brasileño y no portugués. LO que ocurre que los valencianos son muy orgullosos y se quieren separar culturalmente del catalunya porque piensan que si el valenciano le otorga el status de una lengua independiente, ellos adquiriran más prestigio.
Català y valenciano es identico..salvo que el valenciano tienen un acento cutre.

13 Oct 2010 16:05

Responder al tema   [ 20 mensajes ]  Ir a página Anterior  1, 2