não me estava a referir ao entendimento mútuo mas sim à parecença fonética. no norte, "não" é pronunciado "noum" ou "nom", os v's tornam-se b's, etc. embora se percam essas pronúncias nas pessoas mais cultas por muita gente (especialmente cá do sul) automaticamente associar esses sotaques aos "saloios" ou até mesmo "labregos".
a grande diferença que eu noto nos sotaques castelhanos é nas consoantes, ao invés do português, em que na minha opinião os sotaques sobressaem mais nas consoantes. nas américas os v's, os z's e os c's pronunciam-se como no português, por exemplo. penso que no argentino os "ll" e os "y" se pronunciam como o "ch/j" portugueses. com a exceção talvez dos "ch/j" antes dos i's, o brasileiro nota-se mais nas vogais e na estrutura frásica.
vou dar um exemplo:
estou indo para Portugal (brasil, lê-se /es'tow 'ĩdu 'para poʁtu'gaw/ em IPA)
estou a ir para Portugal (portugal, lê-se /(ɨ)ʃ'tow ə iɾ 'pəɾə puɾtu'gaɫ/ em IPA)
é de notar que o gerúndio ("indo", "andando", "fazendo"...) também é caraterístico da região do alentejo, mas pouco comum no resto de portugal.
alguns outros exemplos isolados:
fazer: /fə'zeɾ/ (Europeu), /fa'ze/ (Brasil)
direito: /di'ɾəjtu/ (Lisboa), /di'ɾejtu/ (Português padrão), /dʒi'ɾeitu/ (Brasil)
partido: /pəɾ'tidu/ (Europeu), /paʁ'tʃidu/ (Brasil)
vermelho: /vɨɾ'məʎu/ (Lisboa), /vɨɾ'meʎu/ (Português padrão), /vɛʁ'meʎu/ (Brasil)
até adicionei dois bónus :p (Lisboa)
se me enganei em algo, avisem. não se esqueçam que nem todos em portugal pronunciam as palavras assim, o mesmo se aplica ao brasil. os /ʁ/ talvez não sejam tão comuns no brasileiro quanto eu fiz parecer.
para quem não sabe ler IPA:
ɨ = "e" em "de"
ə = "a" de "amor" (português!)
ɛ = "é"
e = "ê"
ʎ = lh/ll
ɾ = "r" de "estar" ou "usuário"
ʒ = "j" português
a = "á"
j = equivalente ao y, é um "i" que faz ditongo
ʁ = "rr" português
ʃ = "ch" português (ou "x" galego?)
ɫ = é um "L" um pouco suavizado, vá
ĩ = i nasalizado (como em "domingo")
s = como em "sapato"
w = como o y, é um "u" que faz ditongo
e para finalizar, a sílaba exatamente a seguir ao ' é tónica.
peço desculpa por este post enorme e off-topic, mas só me lembrei de qual era o tema original quase no fim :p